20 janeiro, 2010

Chave para o sucesso: Formação ou Apoio Técnico 24/7?



Portugal tem evoluído muito na integração das TIC nas escolas e implementação do elearning nas universidades. No entanto uma coisa é o esforço em integrar e implementar, outra são os resultados escolares e académicos que beneficiam desse esforço. Não é fácil quantificar o impacto das TIC e estratégias em elearning nos resultados obtidos por alunos/formandos. Existem muitos estudos que já nos permitem ter uma noção desse impacto. Mas a análise desses estudos está reservada para outros posts.

O que me interessa reflectir neste momento é a importância de dois factores que promovem a inovação (ou renovação) das metodologias de ensino com o apoio das TIC: a formação e o apoio técnico na hora.

Podem parecer, à primeira vista, integrados um no outro, mas na realidade nem sempre isso se verifica. São muitos os exemplos, principalmente nas escolas do ensino público, em que a formação de professores não é reforçada por um apoio técnico regular e preciso. Quando trabalhei para uma comunidade online de professores - O Ciência na Escola - fui confrontado muitas vezes com a angústia de professores que queriam inovar metodologias de ensino com as TIC, mas que queixavam-se com a falta de apoio técnico na hora para consolidarem a sua aprendizagem, após realizarem sessões de formação. 


Fiquei sempre muito intrigado com estes comentários, muito frequentes quando realizava workshops em escolas. Os professores acreditavam e valorizavam a formação, mas continuavam a sentir-se limitados por falta de tempo e pela inexperiência com as novas ferramentas.

Aproveitando este cenário, gostaria de apresentar um vídeo muito interessante que retrata as opiniões de professores australianos sobre as principais necessidades e entraves quando confrontados com a integração das TIC nos seus currículos.  


"ICT in the Classroom - Integration and teacher training" - E-learning Research

 

Confrontado com os testemunhos deste professores, passei valorizar muito mais a importância do apoio técnico na hora. Isto é, o papel fundamental de um serviço de apoio aos professores onde podem rapidamente expor as suas dúvidas e serem aconselhados por profissionais para a resolução das mesmas, e até na co-produção de conteúdos educativos. Um serviço cujos materiais de apoio são um prolongamento à formação presencial ou online, mas mais eficaz, informativo e útil para o professor em apuros. 

Com o trabalho desenvolvido no Laboratório de e.Learning da FCT-UNL, tive a oportunidade de disponibilizar este tipo de serviço, no formato helpdesk. Os professores, quando têm dúvidas sobre determinada aplicação ou necessitam de soluções para uma estratégia que pretendam implementar, contactam o Lab. e obtêm o apoio técnico necessário.

Mas neste contexto havia um downside, porque das várias sessões de formação que o Lab. desenvolveu, a participação dos docentes da FCT foi muito baixa, ao contrário do que se verifica com os professores do ensino público. Se por um lado o apoio técnico permitia aos docentes universitários resolverem suas dúvidas, por outro lado, estes mesmos docentes apresentavam enormes dificuldades em inovar metodologias por falta de formação na utilização das TIC. Por sua vez, os professores do ensino básico, apresentavam grande ímpeto da inovação das metodologias, mas não tinham um serviço de apoio que permitisse implementá-las eficazmente. 

Nesta contradição de realidades, tento encontrar a chave que permita o sucesso na implementação de uma estratégia em elearning: Formação ou apoio técnico? Como oferecer ambas? Serão as próprias TIC resposta a esta questão? Será esta a realidade nas universidades e escolas?

Acima de tudo, qual o melhor modelo que permita uma formação relevante e um apoio técnico eficaz para estes ecossistemas educativos, sabendo de antemão, das características específicas de cada um?   

Gostaria de receber comentários e ideias sobre este assunto! Dê a sua opinião e divulgue a quem possa contribuir com dados ou ideias. 

Por fim, apenas gostaria de partilhar a origem do vídeo, que corresponde ao primeiro episódio do vodcast "E-learning Research" disponível no iTunes Store e também disponível no canal youtube CoCoResearchCentre


2 comentários:

  1. Acho que a tua ideia é interessantíssima. Realmente é muitas vezes aquele problema que pode surgir em cima da hora que estraga tudo provocando muitas angústias.
    Parabéns pela perspectiva de partilhares o teu conhecimento... Eu estou na ambientação ao MCEM e conheci o teu blogue preparando a minha reflexão.
    Também estou a publicar as minhas dicas num blogue http://emediax.blogspot.com/

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  2. José, obrigado pelo Feedback.

    De facto, quando se tenta implementar uma estratégia de formação profissional esquece-se muito do acompanhamento necessário para reforçar a aprendizagem.
    Desenvolve-se muito a instrução e pouca reflexão e apoio.
    Em breve, irei publicar outro post sobre este assunto, com enfoque nas comunidades de aprendizagem.

    E vou acompanhar o teu blog com atenção.

    Abraço!

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