13 fevereiro, 2010

Ser aluno online? Reflexão ao Mestrado Pedagogia do eLearning



Ser aluno online? Boa questão!

Mais importante ainda: Como transitar do papel de professor para o papel de aluno online? Concretizar esta transição vai ser fundamental na minha aprendizagem e evolução como profissional.

Uma experiência apenas possível graças ao Mestrado "Pedagogia do eLearning" da Universidade Aberta, que iniciei este ano. Um currículo muito apelativo, professores conceituados na área  e a vertente totalmente online, fizeram-me escolher este mestrado, em vez de ir estudar para outros países europeus. Com esta escolha, é-me possível continuar a desempenhar as minhas tarefas profissionais em Portugal e desenvolver competências na área do elearning.

O Mestrado começou no início do mês de Fevereiro, com o  Módulo de Ambientação, estratégia educativa incluída no Modelo Pedagógico da Universidade Aberta.

O curso desenvolve-se completamente online, suportado pela plataforma Moodle (http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle), e baseia-se nos seguintes elementos:

  1. Implementação do  modelo de comunidade de aprendizagem online, minimizando a instrução através de e-conteúdos e reforçando o trabalho colaborativo entre os alunos.
  2. Privilegia-se a comunicação assíncrona, através de fóruns, para a gestão de informação entre participantes, possibilitando maior flexibilidade para os tempos de aprendizagem.
  3. O aluno é responsável pela sua evolução através de um Contrato de aprendizagem.
  4. A comunicação síncrona e reuniões  realizam-se no Second Life, permitindo uma maior interacção e um ambiente imersivo para o desenvolvimento das relações inter-pessoais entre os participantes.
  5. O espaço individual para apresentação de trabalhos desenvolve-se através dos blogs pessoais dos alunos.
São excelentes estratégias de ensino à distância online que permitem a interacção dinâmica entre os participantes, maior autonomia e flexibilidade na aprendizagem e o domínio das TIC em contexto educativo.

Este primeiro contacto tem sido muito enriquecedor porque tenho a oportunidade de desenvolver competências já adquiridas, mas agora na perspectiva do aluno. Também poderei aprender novas abordagens de ensino que desejo desenvolver ao longo da minha actividade profissional. Também terei o prazer de conhecer novas pessoas, alargar a minha rede de contactos profissionais e aprender com profissionais experientes na área do elearning. São só vantagens!

Espero que a motivação se mantenha, tendo em conta que vão ser 3 anos exigentes mas muito valiosos para o meu futuro.

Irei publicar novas reflexões sobre esta experiência e partilhar o conhecimento que for adquirindo através das várias disciplinas que constituem este Mestrado.

Espero que sejam posts do vosso agrado e interesse.
Tudo sempre em High-Definition elearning!


Divulge este post

5 comentários:

  1. O colega fala e escreve como um profissional do e-learning, “com competências já adquiridas”. Interessante o podcast (texto áudio). Há professores que desconhecem esta funcionalidade da Internet (é preciso ter paciência com os professores, estão assoberbados de trabalho, e também não se consegue saber ou aplicar tudo num curto espaço de tempo). Esquecemo-nos que há diferentes formas de aprender, ou de comunicar. Já repararam que, sobretudo, os jovens passam grande parte do seu tempo a ouvir música. Os textos áudio podem ser um modo de cativar os alunos para a aprendizagem. Há programas que desmotivam um bocado, mas quem quiser começar do zero pode simplesmente ir praticando no Windows movie maker.
    Com este estilo formal/cativante vai fazer disparar a lista de seguidores do blogue e trazer mais candidatos para este mestrado.

    Votos de continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!

    Uma excelente reflexão que foca os aspectos nucleares deste módulo de ambientação.

    Um abraço.

    Nuno Miguel Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Paula e Nuno pelo feedback positivo!
    É gratificante saber que os conteúdos e formato do post com a minha reflexão foram suficientes para colocarem um comentário.

    É importante para um blogger ter este feedback. Agora que todos nós iniciamos um blog associado ao mestrado, é fundamental definir um estilo. Boa sorte para os vossos blogs.
    E apareçam sempre!

    ResponderEliminar
  4. Também já fui assim LOL...

    Abraço Hugo...

    ResponderEliminar