16 março, 2010

Serão o Kindle e o iPad úteis para elearning?


Sendo o elearning uma modalidade de ensino que promove a flexibilidade de tempo e mobilidade dos alunos (incluindo eu), fiquei curioso sobre a utilidade que os novos dispositivos móveis terão para o elearning.

Os ebook readers, mais propriamente o Kindle e o iPad, são os dispositivos com maior destaque no actual panorama tecnológico e decidi realizar uma pesquisa sobre as suas características.
Como resultado dessa pesquisa, descobri óptimos artigos que desejo partilhar convosco. Para cada artigo, destaquei (Diigolet) as partes mais importantes relacionadas com o elearning.

Dica: Faça Ctrl+click para os links abrirem numa nova aba do seu browser


 

Sobre o Kindle recomendo o seguinte artigo:

Amazon Kindle Best E-Learning Device
 







Para o iPad, encontrei um artigo fantástico sobre a sua utilização para elearning:
Apple's iPad: What does it offer for e-Learning?
 




No seguinte artigo poderá consultar um comparativo entre os dois dispositivos, analisando as suas características, os seus pontos fortes e seus os respectivos preços: 
iPad, Kindle, and e-Learning

Em resumo:
Ambos os dispositivos apresentam vantagens na mobilidade e no armazenamento de conteúdos para leitura/consulta.
 
O Kindle tem a vantagem de ter maior autonomia de bateria, o preço mais reduzido e um monitor mais neutro para a leitura. 
O iPad tem a vantagem de reproduzir vídeo e áudio (filmes e podcasts), uma galeria de fotografias, tem um formidável monitor a cores e permite o acesso à Internet possibilitando a realização de tarefas em ambientes online, tais como a consulta de sites e blogs, email e social networking.
 


Ambos não substituem um computador para a produção de conteúdos associadas ao elearning, mas podem ser boas soluções para pesquisa e leitura de artigos, vídeos e livros, assim como para a colaboração em redes sociais, fóruns e comunidades de aprendizagem.
Acima de tudo, promovem maior mobilidade ao utilizador, indo de encontro a às expectativas criadas sobre o mobile-learning.
 

Mas o Kindle e iPad não estão sós no mercado, existindo outros ebook readers a ter em conta, como demonstrado no artigo publicado por Dylan Tweney para o site da Wired:
10 E-Readers and Tablets You Can Get Right Now

Mas existe uma questão pertinente neste mercado do ebooks e tablets: E a Microsoft o que anda a fazer? 
Não julguem que a Microsoft está fora deste jogo. Pelo contrário! Recentemente veio a público imagens sobre o grande concorrente ao Ipad, o Microsoft Courier



O mais importante a considerar desta informação toda é o seguinte:
Novos dispositivos surgem todos os anos prometendo revolucionar a forma como acedemos à Internet e colaboramos com outras pessoas. E é verdade!
Os exemplos apresentados são dispositivos fantásticos, mas serão úteis para os seus objectivos de aprendizagem? Antes de comprar, analise, teste e pesquise. Não avance para uma compra até ter a certeza que o produto que tem em mãos é realmente o produto certo para si.

P.S: Mas o iPad tem grande pinta!

3 comentários:

  1. Num registo menos webdeslumbrado: concordo totalmente com a necessidade de reflexão antes da adopção de um novo gadget como instrumento (alegadamente) passível de revolucionar o elearning.

    ResponderEliminar
  2. blogipad.com.br grato

    ResponderEliminar