14 novembro, 2010

Relato sobre Ensino a Distância



Share


Fui recentemente convidado a prestar um relato sobre o Ensino a Distância no âmbito do Mestrado da Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta.
Aproveitando esta oportunidade, decidi expor algumas das minhas ideias num relato em vídeo, no qual retrato e desenvolvo 3 ideias principais:
1. A minha experiência como aluno online.
2. Principais aspectos a considerar no Ensino a Distância em 2010.
3. Dois teóricos do elearning que desejo estudar.




Como resumo das ideias que apresento, gostava de reforçar o seguinte: 

1. A experiência de ser aluno de um curso em formato elearning é uma experiência valiosa para qualquer formador/professor que pretenda ensinar sobre e através desta modalidade de ensino. O papel de aluno permite-nos descobrir as ansiedades e dificuldades que os alunos sentem num curso a distância, assim como enriquece o nosso leque de competências ao interagirmos com outros professores e alunos. É claramente um experiência enriquecedora em todos os sentidos!

2. A Tecnologia que hoje se desenvolve permite que novos dispositivos e plataformas estejam a revolucionar a nossa forma de comunicar no ciber-espaço e o acesso à informação. Neste contexto, é fundamental que o Ensino a Distância abrace esta novas tecnologias permitindo assim uma maior mobilidade, flexibilidade tempo-espaço e interacção entre alunos e professores.

3. Os dispositivos móveis são um novo desafio ao Ensino a Distância pois permitem o acesso imediato a conteúdos e redes de informação,libertando o aluno da necessidade de trabalhar apenas no seu computador pessoal. Mas este é um tema que irei estudar e aprofundar num futuro próximo. Partilharei as minhas conclusões e estudo neste blog sempre que achar conveniente.

4. O Ensino a Distância vive uma mudança de paradigma centrada em conteúdos para uma centrada em redes de aprendizagem. Esta mudança (se for realmente real) necessita de ser analisada e implementada nas instituições de ensino e formação que pretendam desenvolver uma modalidade de ensino a distância. Estudar os trabalhos de Marc Rosenberg e George Siemens é uma boa opção para quem queira compreender o passado e o futuro do elearning. Muitos outros autores devem também ser considerados (obviamente).

Gostaria de ser confrontado com a opinião e crítica de outros profissionais sobre estas afirmações.
Assim como qualquer pessoa neste mundo, estou a desenvolver um percurso de aprendizagem o qual deve ser construído e acompanhado por uma crítica construtiva. Espero que tenham aprendido coisas novas comigo e desejo aprender coisas novas convosco. 

Esta é a minha principal mensagem deste relato!

Sem comentários:

Enviar um comentário