03 dezembro, 2011

QR codes e Mobile Learning: Uma combinação possível?

Share


Com o surgimento de novos dispositivos móveis multi funcionais (smartphones e tablets), têm surgido novas formas de acesso e partilha de informação. Os QR (Quick Response) codes são um exemplo, com relativo impacto, destas novas formas de acesso a conteúdos Web, a partir de objectos reais.


Embora tenham sido desenvolvidos nos anos 90, por uma empresa pertencente ao Grupo Toyota - Denso Wave- para acompanhar veículos durante o processo de montagem em fábrica, a sua capacidade de alojamento de informação e a sua rápida leitura desencadeou um interesse crescente nos últimos anos.
Numa era em que a mobilidade dos cidadãos invoca uma crescente necessidade de acesso rápido e personalizado à informação na Web, os QR codes têm sido adoptados como um novo método de divulgação de informação acessível através de dispositivos móveis com câmaras digitais e ligação a redes de banda larga. Por permitirem o acesso rápido e no local a conteúdo online, os QR codes tem sido utilizados como ferramentas de marketing inovador.
Como exemplo das possibilidades que os QR codes oferecem como instrumentos de marketing empresarial ou pessoal, aconselho a visualização do seguinte vídeo:





De facto, a utilização do QRcode para marketing tem sido um fenómeno recente, mas exponencial, muito associado à crescente adopção de dispositivos móveis por parte da população mundial. O seguinte blogpost revela algumas das mais engenhosas campanhas de marketing, utilizando QR codes:
50–COUNT ‘EM, 50!–CREATIVE USES OF QR CODES

Os QR codes são um exemplo claríssimo das novas formas de comunicação que têm vindo a surgir com a revolução mobile que temos presenciado nos últimos anos (ler "A revolução mobile chegou - Estamos prontos para ela?). Mas o meu interesse em QR codes está mais direccionado na sua utilização como artefacto de apoio à aprendizagem, nomeadamente em contextos de mobile-learning. 



Será que os QR codes têm utilidade para fins educativos? A resposta é afirmativa e a seguinte apresentação reforça exactamente isso:
Nos últimos dias estive envolvido em actividades educativas, como aluno no Módulo Mobile-Learning da disciplina Ambientes Virtuais de Aprendizagem, e esta experiência permitiu-me reflectir sobre a utilização dos QR codes em m-learning.
Embora as actividades propostas tivessem como objectivo a introdução aos QR codes e a sua utilização em actividades bastante simples (o que ajuda bastante para quem ainda não tinha referências cognitivas sobre este tema), foi possível chegar às seguintes conclusões:
  • QR codes são uma boa forma de partilhar informação entre dispositivos móveis e entre computadores para acesso a conteúdos web. Sendo código bidimensionais visuais , não há a necessidade de se digitar texto para aceder a um URL, por exemplo. A sua leitura, através da câmara digital de um dispositivo móvil ou através de um leitor QRcode, permite o rápido acesso ao conteúdo.
  • Permitem relacionar um espaço real com conteúdos web, de forma directa e personalizada.
  • A capacidade de armazenamento de informação num QR é uma vantagem comparando com longos URLs e acessos a apps em bases de dados.
Estas vantagens (e muita criatividade) permitem que se utilize QR codes como instrumentos de apoio à aprendizagem. Da pesquisa que realizei, encontrei vários exemplos fantásticos, os quais partilho alguns exemplos:
40 interesting ways to use QR Codes in the classroom

Estes exemplos apenas reforçam o meu interesse na utilização de QR codes para actividades educativas, sejam presenciais ou online. Tenho a certeza que serão muito úteis para um projecto que tenho em mente: a criação de um curso totalmente mobile!
Se conseguir avançar com este projecto, irei partilhar a minha experiência e recomendações sobre a utilização de QRcodes. 
Aguardem...num dispositivo móvil perto de si!



Trabalho realizado no âmbito do Mestrado Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta.

Sem comentários:

Enviar um comentário