28 junho, 2012

Workshop: Agregadores RSS para Gestão de Informação [Vídeo]

Share


Com a crescente partilha de estudos em repositórios científicos abertos, torna-se cada vez mais necessário a utilização de ferramentas digitais online que permitam uma eficaz gestão dessa informação. Uma forma de gerir informação online é através de agregadores RSS (Really Simple Syndication) que permitem ao utilizador escolher e acompanhar diferentes fontes de informação (repositórios, blogs, etc) num só local na Web.

 


Fui convidado para apresentar este tema na Biblioteca FCT-UNL, no passado dia 31 de Maio. Decidi então organizar um curto workshop de uma hora, direccionado a alunos, professores e investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa.  


Nesse workshop foi demonstrado como utilizar um agregador de RSS (Google Reader e Feedly) para criar um jornal online personalizado com a informação que os participantes pretendiam acompanhar para sua actividade profissional e/ou investigação.
Resultante desse workshop, criei 2 vídeos com a minha apresentação:

Parte 1 - Introdução teórica aos Agregadores RSS e sua utilidade!



Parte 2 - Parte Prática do Workshop 



Neste 2º vídeo são realizadas as seguintes actividades:

1. Criação de Conta no Google Reader.
2. Pesquisa de Tema de interesse pessoal em Repositórios de Acesso Livre:
    - RCCAP - http://www.rcaap.pt/
    - B-ON - http://www.b-on.pt/
3. Pesquisa de Blogues com interesse pessoal/científico.
4. Agregar RSS dos repositórios e blogues ao Google Reader.
5. Activar conta no Feedly
   - Associar aos feeds no Google Reader

Os vídeos estão licenciados com Licença Creative Commons para que sejam utilizados livremente em formações e divulgados em outros sítios na Web.

Por fim, o meu obrigado à Ana Alves Pereira (Coordenadora) e à Maria do Rosário Duarte pelo convite e pelo apoio dado durante o workshop.

Sem comentários:

Enviar um comentário