02 março, 2010

3..2..1..Live! Soluções para vídeo-difusão e webTV


Com o avanço das tecnologias de edição e distribuição de vídeo, hoje em dia é muito fácil de produzir conteúdos no formato vídeo. O vídeo, devido à sua especificidade, é um formato com grande valor educativo, sendo incontornável a sua utilização em todas as modalidades de ensino, desde o elearnig ao presencial, da aprendizagem formal ao mero entretenimento.

Um dos formatos em maior expansão para a distribuição de conteúdos vídeo são os eventos ao vivo, através de vídeo-difusão ou integrados em webTVs.
Aproveitando o crescente interesse na utilização da vídeo-difusão para fins educativos realizei, ainda como técnico responsável pelo serviço de vídeo-difusão do Laboratório de e.Learning da FCT-UNL, uma sessão de formação sobre soluções para webtv e vídeo-difusão.

Essa sessão de formação foi difundida em directo para a Internet, mas decidi re-aproveitá-la para um post sobre este tema. No seguinte vídeo (10min) irei apresentar duas aplicações para a implementação de uma webTV: o Windows Media Encoder 9 e o LiveStream. 


Informações sobre as soluções apresentadas:

 

 


Por fim, quero deixar algumas recomendações importantes:

1. Para a realização de uma vídeo-difusão é fundamental a utilização de um servidor de streaming. Hospedar, internamente, um servidor deste tipo é exigente na largura de rede da sua instituição, assim como na manutenção técnica. Utilize antes um serviço que permita o streaming vídeo, sendo recomendado um contacto à FCCN para esse tipo de apoio.

2. Para além de investir numa boa câmara de vídeo e respectivo tripé, adquira bons microfones. De preferência wireless. Um bom site para aprender sobre equipamento áudio e escolher bons microfones é a ciberloja Thomann. Consulte os manuais online e compare microfones segundo as suas exigências e possibilidades financeiras.

3. A realização de uma vídeo-difusão exige uma preparação cuidada. Não é chegar, filmar e já está! Há vários procedimentos que deve ter em conta na sua preparação, realização e divulgação.
A Sonic Foundry é uma empresa com vasta experiência em webcasting e tem um manual que deve consultar: 

The Event Webcasting Toolkit - Manual com recomendações para preparação de um webcast/vídeo-difusão

Ainda haveria muito para partilhar, mas deixarei para futuros posts. O que pretendo destacar, neste post, é a possibilidade de se realizar uma vídeo-difusão para Internet de forma acessível e prática. Existem ferramentas, serviços e manuais de apoio que o ajudarão a tornar-se um verdadeiro TV producer. 

Atenção no Estúdio! 3...2...1...Estamos no Ar!

5 comentários:

  1. Olá, Hugo! Excelente post! Fico à espera de mais artigos sobre este tema. Ainda estou a dar os primeiros passos na produção de conteúdos em formato vídeo e as tuas dicas são sempre preciosas. :)
    Abraço,
    CME

    ResponderEliminar
  2. Um post educativo para divulgar aos "geeks" da informática". Para iniciantes, teria de ser algo mais do género “Primeiros passos na edição de vídeo”.
    Continuação de bons posts!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos vosso comentários.

    Tentarei publicar posts mais lights! Mas a maioria vão ser de nível avançado! Também servem para aprender!

    ResponderEliminar
  4. De facto, pessoalmente pela experiência que tenho, o livestream é fantástico ... para uma ferramenta free, tem potencialidades enormes e que a maioria das entidades ainda não percebeu aquilo que pode fazer com essa fantástica aplicação. Uso bastante e sou um fã ... aconselho vivamente!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelos seus ensinamentos e expertise.
    Abraço
    Lina Morgado

    ResponderEliminar