21 julho, 2010

Software livre para produção de recursos educativos em Áudio e Vídeo.

Share


A criação de recursos educativos de qualidade é um dos grandes interesses/preocupações de um educador (professor, tutor, formador), indo de encontro à necessidade de promover junto dos alunos a compreensão e mobilização do seu próprio conhecimento perante os conteúdos curriculares estabelecidos. Este objectivo, comum a qualquer educador, impulsionou a crescente utilização de aplicações computacionais para a criação e utilização de recursos educativos adaptados às actividades pedagógicas planeadas.

Actualmente, estas aplicações computacionais estão cada vez mais acessíveis, oferecendo aos educadores todo um arsenal tecnológico para a produção de recursos educativos 
de sua própria autoria ou para serem utilizados por alunos em actividades pedagógicas.

Neste blog post irei partilhar várias aplicações computacionais, de utilização livre, para a edição Áudio e Vídeo.

Quando falo em aplicações de utilização livre, refiro-me a software (aplicações que necessitam de serem instaladas nos computadores) e webware (aplicações que funcionam directamente a partir de um browser) disponíveis a qualquer utilizador sem custos associados (licenças ou serviços pagos), que podem ser, ou não, open source.

Aplicações para Edição Áudio


Esta simples aplicação permite a gravação de faixas áudio a partir de microfones, sons reproduzidos na placa de som do seu computador e até de internet rádios.

Funcionalidades
Tutorial 
Disponível para Sistemas Operativos: Windows


É um dos mais populares editores áudio que existem. Permite gravação e edição em múltiplas faixas e apresenta um vasto leque de efeitos sonoros. Exporta ficheiros em .wav e .mp3.

Funcionalidades
Tutoriais (wiki oficial)
Tutoriais (YouTube)
Disponível para Sistemas Operativos:Linux, Windows e Mac


Este editor aúdio multi-faixa funciona directamente a partir do seu browser. Permite edição colaborativa com vários utilizadores. Faz parte da suite multimédia online Aviary.

Demo
Tutoriais (YouTube)
SO Independente


Editor de áudio multi-faixa mais direccionado para captura de instrumentos musicais. É um projecto em ainda desenvolvimento, mas já apresenta funcionalidades de edição avançadas.

Funcionalidades
Documentação de apoio 
Disponível para Sistemas Operativos: Linux e Windows.


Estas quatro aplicações para edição áudio, foram escolhidas por representarem vários níveis de utilização. Desde o simples gravador áudio até ao mais complexo gravador/editor para instrumentos musicais. Destaque para o Audacity, que é um dos projectos open-source mais reconhecidos e recomendados para a produção de podcasts educativos. 


Aplicações para Edição Vídeo 

Software para conversão de ficheiros vídeo em diferentes formatos e para tarefas básicas de edição.

Disponível para Sistemas Operativos: Linux e Windows*




Editor Vídeo para tarefas mais básicas mas suficientemente versátil para cineastas amadores.

Funcionalidades
Tutorial (site)
Tutoriais (YouTube) 
Disponível para Sistemas Operativos: Linux e Windows*


Editor vídeo para utilizadores que pretendam mais soluções de edição para projectos semi-profissionais.

Funcionalidades
Tutoriais (site)
Tutoriais (Youtube) 

Disponível para Sistemas Operativos: Linux e Mac OS

Poderosa suite de produção vídeo e animação em 3D com funcionalidades avançadas.

Disponível para Sistemas Operativos: Linux, Windows e Mac OS


Os quatro editores vídeo recomendados foram seleccionados por serem todos open-source (código aberto e de livre utilização) e representam diferentes níveis de complexidade que se pode encontrar em aplicações deste género: desde o simples conversor/editor à avançada plataforma de produção 3D.

Espero que estas sugestões sejam úteis para quem se interesse na produção de conteúdos audio-visuais para fins educativos. Para reforçar esse interesse, associei a cada aplicação links para documentação de apoio e tutoriais.
De salientar que existem vários aplicações do género, mas decidi apresentar apenas estas por serem compatíveis com vários sistemas operativos. 

Se tiver algum recomendação a fazer, partilhe através de um comentário. Será muito bem-vinda!

E não se esqueça: Não há maior força motivacional que a criatividade!

(Ahhh...ia-me esquecendo! Boas férias de Verão) 

3 comentários:

  1. oi hugo,
    o open movie editor penso q n funciona em windows. os links para os tutoriais do avidemux apontam p o open movie editor.
    ab e boas férias

    ResponderEliminar
  2. Boas João,
    Obrigado pela chamada de atenção com os links. Já os corrigi! Com tanto trabalho em formatar a mensagem, devo ter trocado os links. Este editor do Blogger não é nada fácil.
    Em relação à versão Windows do Open Movie Maker, repara que na página principal do site oficial, existe um linka para outro vídeo editor, baseado no OME, de seu nome AVS video editor.
    Abração!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por todas estas informações! Vou tentar aplicar algumas nas aulas deste ano.
    Inês

    ResponderEliminar