08 março, 2012

Empresas eLearning em Portugal

Share


Sendo a formação uma área fundamental para o desenvolvimento do capital humano em qualquer organização, esta actividade transformou-se num negócio que cativa cada vez mais interesse por empresas da especialidade. O eLearning, como modalidade de ensino e formação emergente, tem vindo a ser um veículo impulsionador para novos serviços e produtos, por parte de empresas de formação e gestão de recursos humanos. Para além destas empresas que alargaram os seus serviços ao eLearning, também têm surgido empresas dedicadas exclusivamente à implementação e consultoria de soluções eLearning.
Em Portugal, tal como a restante Europa, esta tendência também tem sido visível. O eLearning tornou-se uma vertente de negócios para empresas internacionais que criaram sede no nosso país, assim como novas empresas portuguesas que tentam captar clientes através do seu know-how.


No relatório "Investigation of the e-learning development in Europe", já se previa este crescimento:
"The forecast for the Western European countries elearning market from 2002 to 2007 is expected (IDC) to grow from $557 million in 2002 to $2.1 billion in 2007 at a fiveyear compound annual growth rate (CAGR) of 31%".
"Content remains the largest segment of  the elearning market over the period, 
growing from $358 million in 2003 to $994 million in 2007"




Este post tem como objectivo único apresentar uma lista de empresas que oferecem serviços eLearning em Portugal e com sede em Portugal. Não se pretende que seja um estudo sobre o actual estado do eLearning em Portugal, embora seja um tema de enorme interesse para os vários agentes que trabalham na área. 


Algumas notas prévias do autor:
- Apenas são apresentadas empresas que oferecem diversos serviços relacionados com o eLearning (e não apenas a disponibilização de cursos online), tendo sido excluídas associações, centros de formação, universidades e outras instituições de ensino.  
- Não foram inseridos os logos das empresas referenciadas, por serem propriedade das próprias, evitando assim possíveis conflitos com a sua utilização indevida.
- Esta lista resulta de uma pesquisa, rigorosa e justa quanto possível, sendo passível de alterações e recomendações de quem queira contribuir. 


Empresas eLearning com actividade activa em Portugal (2012):


Capacidade Lógica
http://www.capacidadelogica.pt
(Almada)
"A CapacidadeLógica centra o seu Core Business na produção e realização de Cursos de Formação Profissional, em formato e-Learning, abrangendo várias áreas temáticas". Esta empresa tem como principal foco de actividade a formação online, tendo cursos de diversas áreas, para empresas e particulares, hospedados numa plataforma Moodle: http://www.capacidadelogica.hirana.com
Também oferecem soluções empresariais em eLearning que envolvem, para além dos cursos em catálogo, a produção de conteúdos a medida (e-books, apresentações multimédia, aulas virtuais e aulas virtuais), instalação de LMS (Moodle) e consultoria.


CEGOC
http://www.cegoc.pt
(Lisboa e Porto)
Sendo uma das maiores entidades privadas de formação profissional em Portugal, com 50 anos de experiência, o CEGOC apresenta-se como "uma equipa com competências multidisciplinares e uma vasta experiência na gestão, criação, produção e implementação de projecto de formação (Presencial, E-learning, Outdoor)."
A sua abordagem ao eLearning consiste na oferta de "mais de 326 módulos eLearning interativos". Toda esta diversidade de módulos está disponível para consulta no Guia CEGOC 2012
Para além da diversidade de oferta curricular, também são disponibilizados serviços de Consultoria, Tutoria, Produção de conteúdos à medida e hosting em LMS próprio, que traduzem muito bem a maturidade desta identidade formadora.


Fui recebido, para uma conversa informal nas instalações do CEGOC, por Patrícia Santos, Directora de Negócios eLearning. Fiquei surpreendido com a diversidade e know-how desta identidade na área da formação, que deriva muito do facto de fazer parte do Grupo multinacional CEGOS.


Delta Consultores
http://www.dltconsult.eu
(Lisboa)
"A DeltaConsultores foi fundada em 1993 e tem actuado fundamentalmente no campo da formação, desenvolvendo diversos produtos e serviços destinados a utilização em ambientes tecnologicamente avançados."
A Delta Consultores apresenta umas vasta gama de serviços e produtos direccionados ao eLearning. Para além do seu catálogo de cursos e e-workshops frequentes, também vendem pacotes de formação que podem ser customizados para as empresas interessadas.
Para além da formação, também comercializam software de criação de conteúdos (ReadyGo e Qarbon) e plataformas online (Moodle e Electa). Relativamente ao Moodle, disponibilizam vários "pacotes", consoante as necessidades do interessados.
A consultoria e o desenvolvimento/conversão de conteúdos para eLearning também constam como serviços da empresa.


Ed-rom
http://www.ed-rom.com
(Lisboa)
"A ed-rom foi constituída em 2003 com a visão de contribuir para a valorização e potencialização das organizações e dos recursos humanos de expressão portuguesa através da criação de e-learning e outros conteúdos multimédia inovadores e eficazes.", tendo uma lista de clientes considerável.
A ed-rom destaca-se por ser o Moodle Partner em Portugal, o que lhe confere competências no alojamento, instalação, customização, manutenção e suporte e desenvolvimento.
Sendo Moodle Partner têm o direito de realizar Formação sobre o Moodle, disponibilizando várias sessões para e-Formadores e Administradores.
Mas esta empresa também se destaca na produção à medida de conteúdos para e-Learning, disponibilizando algumas demos para consulta no seu site.


Formare - PT Inovação
http://www.formare.pt
(Aveiro)
"… foi concebido, desenvolvido e implementado um sistema integrado de e-Learning designado por 'Formare', que suporta soluções de formação e educação em ambientes Internet/Intranet e conteúdos em formato multimédia. (...) a PT Inovação é hoje considerada, em Portugal, como um Learning Service Provider."
Sendo a PT uma das grandes empresas a nível nacional, a sua aposta em soluções e serviços de eLearning e bLearning, tem como vectores a Produção de conteúdos (concepção, desenvolvimento, normalização e integração), Serviços (consultoria, formação, tutoria e helpdesk) e soluções tecnológicas, sendo o Formare LMS o seu principal produto, o qual atraiu uma vasta lista de clientes importantes.
De destacar o recente prémio eLearning Brasil - Referência Nacional para o segmento corporativo, atribuído à VIVO, que utiliza o Formare LMS como plataforma eLearning.


Global Estratégias
http://www.globalestrategias.pt
(Lisboa)
A Global Estratégias é um empresa de Consultoria de Formação e eLearning, que iniciou actividade em Portugal em 1999: "Em virtude do Know-how e Experiência acumulados no sector da Formação, a Global Estratégias determinou a sua Presença Internacional e, integrar o Grupo Demos, facilitou a introdução de Novos Conhecimentos e Novas Metodologias, permitindo apresentar Novas Soluções de Formação, Consultoria e e-Learning."
Tem um vasto catálogo de formação, desde seminários presenciais a cursos e Módulos e-Learning, direcionado a empresas, nas mais variadas áreas.
Ao nível da consultoria, oferece vários serviços como a implementação e gestão de projectos, engenharia pedagógica, construção de comunidades de prática, criação e de conteúdos e serviços de tutorização. Trabalham com uma plataforma própria, a MOS (Mind On Site) "propriedade da Global Estratégias/ Grupo Demos, adaptável aos projectos e estratégias e-Learning de qualquer Organização."


I.Zone Knowledge Systems
http://www.izone-ks.pt/Paginas/default.aspx
(Lisboa)
"A I.Zone Knowledge Systems, tem vindo a dar suporte aos seus clientes em todas estas áreas, destacando-se no mercado sobretudo ao nível das plataformas, do desenvolvimento de conteúdos multimédia interactivos e audiovisuais para formação profissional e da monitorização e avaliação das acções formativas."
Inserida no grupo I.Zone SGPS, SA, esta empresa dedica-se a criação de soluções tecnológicas e educativas (eLearning) para os seus clientes, que vão desde a Administração Pública, Serviços, Indústria e Saúde (nacionais e internacionais).
Ao nível do eLearning, oferecem serviços de consultoria, Produção de conteúdos à medida, soluções de Rapid Learning e serviços Técnicos de suporte. Disponibilizam soluções tecnológicas para implementação de LMS (Moodle, SumTotal e Aulanet) e Mobile Learning (Sanako).
Também oferecem formação online através do seu portal de formação I.Zone Learning Center - http://www.learningcentre.izone.pt
Interessante de realçar são os projectos em que se encontram envolvidos, tais como "“a-NG - Ambientes de Aprendizagem de Nova Geração”, "E-Learning 3.0" e "TV Formação Mobile", entre outros.



LearnAbout
http://learnabout.pt
(Oeiras)
"A LearnAbout tem como actividade principal de negócio produzir conteúdos educativos e formativos adequados a actividades em e-Learning e b-Learning."
É desta forma que a LearnAbut se apresenta: uma empresa especializada no desenvolvimento de estratégias de eLearning, desde a produção de conteúdos online, à implementação de LMS e consultoria.
Conta com uma lista de clientes interessante, nomeadamente municípios e serviços públicos.
Ao nível do LMS, funcionam com o Moodle, tendo uma plataforma própria onde estão disponíveis algumas demos de cursos. Pelo o que é possível observar, os conteúdos disponibilizados foram criados com o software Articulate, sendo a marca "Articulate" identificada como uma parceira da empresa.


Live-Learning
http://e-learning.pt
(Braga)
"A Live-Learning Lda, criada em Outubro de 2006, tem como core business a investigação, desenvolvimento e implementação de soluções na área das tecnologias de informação e comunicação."
Esta empresa está direccionada para o eLearning, tendo como serviços a consultoria e a formação sobre eLearning, desenvolvimento estratégico para organizações interessadas, produção de conteúdos à medida e instalação de alojamento de plataformas.
Interessante o facto de também oferecer apoio no desenvolvimento de software à medida e de estratégias de social media, através das redes sociais. Aproveitando o tema das redes sociais, realço para o facto de terem uma página muita activa no Facebook sobre eLearning - http://www.facebook.com/elearning.pt.


Proinov
http://www.proinov.com
(Funchal)
"A empresa Proinov - Consultoria em Gestão, Formação e Multimédia, Lda nasceu em 2005, resultante de um spin-off da empresa Nível Q, com o objetivo de autonomizar a atividade desta na Madeira."
Com sede na ilha da Madeira, a Proinov é uma empresa que apresenta vários serviços relacionados com a formação (presencial e online), produção multimédia (webdesign, modelação 3D, jogos didácticos e CD e DVD multimédia).
Mais directamente relacionado com o eLearning, disponibilizam um catálogo de cursos online, alojados numa plataforma Moodle, e produção de conteúdos educativos. Têm disponível um portfolio onde é possível consultar alguns exemplos de conteúdos multimédia criados pela empresa.
De destacar ainda os projectos ligados à formação e produção multimédia, que revelam protocolos com importantes instituições nacionais e internacionais.


SFM (Sistemas de Formação Multimédia)
http://www.sfm.pt
(Lisboa)
A SFM é uma empresa fornecedora de tecnologias para formação e o e-learning: "Temos know-how e colocamos empenho para que as ações de formação ou projetos de e-learning dos nossos clientes possam ser mais eficazes e eles se possam concentrar no seu negócio libertando-se do acessório."
Como principais serviços da empresa constam a instalação e alojamento de plataformas de e-Learning (sendo apenas referenciado o Moodle como opção), desenvolvimento de conteúdos e-Learning, formação e venda de cursos de informática (principalmente Office).


Tive o prazer de conversar com Luís Marques, Director Comercial, sob a empresa e os seus objectivos, os quais passam por alargar a carteira de clientes e aumentar a sua oferta de cursos (aceitam propostas de formadores interessados), suportando a sua actividade no know-how sobre o Moodle e a rápida conversão de conteúdos para eLearning.


Wilson Learning Portugal
http://www.wilsonlearning.com.pt
(Oeiras)
Wilson Learning é uma empresa internacional dedicada à "Consultoria, Formação, E-learning e Avaliação da Formação", com sede em Portugal.
Focando na oferta e serviços em eLearning, são destacadas a consultoria e estratégias de implementação, a transformação de conteúdos e a oferta de cursos de eLearning disponibilizados em plataforma própria: e-@cademia.


Como é possível observar, existe uma número considerável de empresas que prestam serviços e comercializam produtos relacionados com o eLearning.
Destaca-se a venda de cursos online "chave na mão", a produção à medida de conteúdos e a implementação de LMS (com o Moodle em destaque) como principais serviços. 
A diversidade destas empresas também diverge bastante, o que revela, por um lado, o empreendorismo recente nesta área de negócio e, por outro, o investimento de empresas de Formação e Recursos Humanos em actualizarem a sua oferta com soluções em eLearning. 


A grande questão que me salta à vista é a seguinte:
Há mercado para todas estas empresas? 

Com a recessão que aloja o nosso país, conseguirão estas empresas manter a sua carteira de clientes e o income necessário para se manterem activas? 


Marc Rosenberg explora muito bem esta questão num recente post na Learning Solution Magazine - Is This Recession Good for eLearning?
"This recession is opening a new path for eLearning, but will we take it? The challenge falls to us to recognize the significant and strategic shifts that are taking place in the field and restructure what we do in ways that make us more agile and responsive."

Seria interessante ter o feedback de profissionais da área, aos quais aproveito para lançar o desafio de comentarem este post. E mais uma vez realço o facto de este artigo estar sujeito a revisão e alterações. 
O importante é conseguirmos alcançar, em conjunto, uma visão da realidade portuguesa.

6 comentários:

  1. Parabéns ao autor deste trabalho.
    Conforme solicita nas notas prévias, permita-me que sugira o considerar-se também outros produtores de conteúdos pedagógicos para estudo por eLearning como os professores e os formadores que, decidiram investir nesta área usando ferramentas free ou proprietárias completas como a minha que encontram aqui: http://www.knowledgepresenter.com
    Seria bom que o acesso a dinheiros comunitários para a criação de conteúdos nos contemplasse, também!
    Cordiais cumprimentos,
    Rui Pereira
    elearningrui@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui, Obrigado pelo seu comentário a este post que serve como uma observação à realidade actual do mercado e as empresas que nele actuam.
      Relativamente à sua sugestão, incluir formadores/vendedores de software seria uma hipótese, se prestarem serviços para além de software.
      Como indicado no início do post, tentei compilar empresas que prestam mais do que um serviço (seja cursos online ou a venda de software). O Mesmo se aplica a freelancer ou indivíduos.
      No entanto, não tenho qualquer problema em que apresente os produtos e serviços que comercializa.

      Eliminar
    2. Caro Hugo, Obrigado por ter respondido mas eu não comentei como vendedor de software. Desde há alguns anos a esta parte, até me ter reformado, que muitas pessoas ligadas ao Ensino e à Formação Profissional sabem que sempre fui adepto da criação de conteúdos, que não apenas pelas próprias empresas, como algumas das que refere no seu estudo. O eLearning hoje já não necessita de estruturas empresariais para ser lançado. Basta que cada autor invista num computador pessoal rápido, numa ferramenta de autor free ou proprietária como a minha que é uma das centenass no mercado e depois faturar à entidade contratante as horas a um preço mais baixo do que o presencial, alojando essas lições e cursos em plataformas SCORM como a Moodle do IEFP, por exemplo. Já viu o que se pouparia e a quantos formandos isso poderia ser útil? Abraço do RP.

      Eliminar
  2. Exemplo do que pode ser uma lição de eLearning:
    http://moodle.ccems.pt/course/category.php?id=51

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O acesso aos cursos encontra-se restrito a visitantes. Se me permita a sugestão, se tivesse uma Demo disponível sem login (free acess) teria mais tráfego directo.
      Abraço

      Eliminar
  3. Só através da inscrição na Moodle do Centro de Competência Entre Mar e Serra da Escola Secundária da Batalha (CCEMS)
    Abraço

    ResponderEliminar