31 janeiro, 2010

Faça um upgrade ao Moodle: Sugestão de novos módulos.

O Moodle é um LMS fantástico devido à sua facilidade de utilização e flexibilidade no desenho de uma página, como sala de aula online (e não virtual). Estas características têm permitido que o Moodle se tenha tornado o LMS mais utilizado em todo o Mundo, em escolas, universidades, centros de formação, portais de educação e até sites pessoais.

Para reforçar a crescente implementação do Moodle como LMS de eleição, recomendo a consulta dos seguintes artigos:

1. Higher-ed LMS market penetration: Moodle vs. Blackboard+WebCT vs. Sakai 
2. Moodle: The world's favourite LMS

Os recursos e actividades disponíveis numa instalação básica permite que professores, tutores e administradores de plataforma possam desenvolver os mais variados desenhos de página, consoante os seus objectivos. Quer seja um ambiente de sala de aula virtual, um repositório ou até mesmo um blog, um professor pode desenvolver variadíssimas actividades educativas. 

Para quem esteja familizado com o Moodle, esta observação não traz grande novidade. Mas o que pretendo divulgar com este post são novos módulos que julgo serem um complemento importante para actividades em elearning.
 
1. DragMath:

O Dragmath é um editor open-source de equações matemáticas, escrito em Java, que permite alunos e professores escreverem expressões matemáticas através de uma interface drag-and-drop. O Dragmath é integrado no Moodle através de um novo botão no editor HTML disponível em todos os recursos e actividades. Coma instalação deste editor não será mais necessário importar equações matemáticas apartir do TeX, editando-as directamente no Moodle. 

Mais informação: 
http://docs.moodle.org/en/DragMath_equation_editor 
http://www.dragmath.bham.ac.uk/ 


2. Activity Podcast 

Este módulo funciona como uma actividade e permite o podcasting de ficheiros áudio e vídeo. Os utilizadores podem escolher entre consultar o podcast directamente no Moodle ou subscrevê-lo através de agregador como o itunes. Uma óptima solução de integração que permitirá o professor e alunos criarem um podcast do curso. 



Mais informação: 
http://moodle.org/mod/data/view.php?d=13&rid=745 
http://code.google.com/p/moodle-podcast/
http://www.youtube.com/watch?v=SZiaM87nu4g 


3. Módulo Feedback 

Este módulo (funciona como actividade) permite a criação de inquéritos de consulta aos utilizadores, de fácil edição e mais direccionado ao feedback. A sua utilização vai permitir que professores e alunos possam rapidamente criar inquéritos de opinião ou avaliação simples e fáceis de editar. 


Mais informação: 
http://moodle.org/mod/data/view.php?d=13&rid=95 
http://docs.moodle.org/en/Feedback_module 


4. Módulo Project 

O módulo Projecto é um cluster de 5 sub módulos (brainstorm, signup, submit, schedule, assessment) que podem ser usado de diferentes formas para suportar o desenvolvimento de um projecto on-line, promovendo a aprendizagem baseada em projecto. Os projectos dos estudantes podem serem acompanhados pelos professores, nomeadamente artigos de investigação, apresentações e trabalhos de grupo.

Mais informação: 
http://docs.moodle.org/en/Project_module 
http://moodle.tokem.fi/mod/book/view.php?id=420&chapterid=459 


Algumas destas sugestões resultam de uma análise que realizei para o Laboratório de e.Learning, enquanto administrador do Moodle@FCT, o sistema Online de Gestão da Aprendizagem e de Trabalho Colaborativo da FCT-UNL.

Em futuros posts, tentarei sugerir novos módulos que vá encontrando e que ache oportunos de serem divulgados.

Se conhecer outros módulos, partilhe através dos comentários.

Boas instalações!

2 comentários:

  1. É pá...

    Estou fascinada... é damasiado para mim.
    Óh Hugo, tenho muito a aprender contigo...

    Até já
    CT

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo feedback Cecília.
    teremos tempo, durante o mestrado, para aprender um com o outro!
    Obrigado pela visita e pelo comentário!

    ResponderEliminar