28 junho, 2012

Workshop: Agregadores RSS para Gestão de Informação [Vídeo]

Share


Com a crescente partilha de estudos em repositórios científicos abertos, torna-se cada vez mais necessário a utilização de ferramentas digitais online que permitam uma eficaz gestão dessa informação. Uma forma de gerir informação online é através de agregadores RSS (Really Simple Syndication) que permitem ao utilizador escolher e acompanhar diferentes fontes de informação (repositórios, blogs, etc) num só local na Web.

 


Fui convidado para apresentar este tema na Biblioteca FCT-UNL, no passado dia 31 de Maio. Decidi então organizar um curto workshop de uma hora, direccionado a alunos, professores e investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa.  


Nesse workshop foi demonstrado como utilizar um agregador de RSS (Google Reader e Feedly) para criar um jornal online personalizado com a informação que os participantes pretendiam acompanhar para sua actividade profissional e/ou investigação.
Resultante desse workshop, criei 2 vídeos com a minha apresentação:

Parte 1 - Introdução teórica aos Agregadores RSS e sua utilidade!



Parte 2 - Parte Prática do Workshop 



Neste 2º vídeo são realizadas as seguintes actividades:

1. Criação de Conta no Google Reader.
2. Pesquisa de Tema de interesse pessoal em Repositórios de Acesso Livre:
    - RCCAP - http://www.rcaap.pt/
    - B-ON - http://www.b-on.pt/
3. Pesquisa de Blogues com interesse pessoal/científico.
4. Agregar RSS dos repositórios e blogues ao Google Reader.
5. Activar conta no Feedly
   - Associar aos feeds no Google Reader

Os vídeos estão licenciados com Licença Creative Commons para que sejam utilizados livremente em formações e divulgados em outros sítios na Web.

Por fim, o meu obrigado à Ana Alves Pereira (Coordenadora) e à Maria do Rosário Duarte pelo convite e pelo apoio dado durante o workshop.

08 março, 2012

Empresas eLearning em Portugal

Share


Sendo a formação uma área fundamental para o desenvolvimento do capital humano em qualquer organização, esta actividade transformou-se num negócio que cativa cada vez mais interesse por empresas da especialidade. O eLearning, como modalidade de ensino e formação emergente, tem vindo a ser um veículo impulsionador para novos serviços e produtos, por parte de empresas de formação e gestão de recursos humanos. Para além destas empresas que alargaram os seus serviços ao eLearning, também têm surgido empresas dedicadas exclusivamente à implementação e consultoria de soluções eLearning.
Em Portugal, tal como a restante Europa, esta tendência também tem sido visível. O eLearning tornou-se uma vertente de negócios para empresas internacionais que criaram sede no nosso país, assim como novas empresas portuguesas que tentam captar clientes através do seu know-how.


No relatório "Investigation of the e-learning development in Europe", já se previa este crescimento:
"The forecast for the Western European countries elearning market from 2002 to 2007 is expected (IDC) to grow from $557 million in 2002 to $2.1 billion in 2007 at a fiveyear compound annual growth rate (CAGR) of 31%".
"Content remains the largest segment of  the elearning market over the period, 
growing from $358 million in 2003 to $994 million in 2007"




Este post tem como objectivo único apresentar uma lista de empresas que oferecem serviços eLearning em Portugal e com sede em Portugal. Não se pretende que seja um estudo sobre o actual estado do eLearning em Portugal, embora seja um tema de enorme interesse para os vários agentes que trabalham na área. 


Algumas notas prévias do autor:
- Apenas são apresentadas empresas que oferecem diversos serviços relacionados com o eLearning (e não apenas a disponibilização de cursos online), tendo sido excluídas associações, centros de formação, universidades e outras instituições de ensino.  
- Não foram inseridos os logos das empresas referenciadas, por serem propriedade das próprias, evitando assim possíveis conflitos com a sua utilização indevida.
- Esta lista resulta de uma pesquisa, rigorosa e justa quanto possível, sendo passível de alterações e recomendações de quem queira contribuir. 


Empresas eLearning com actividade activa em Portugal (2012):