Mostrar mensagens com a etiqueta media. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta media. Mostrar todas as mensagens

14 novembro, 2010

Relato sobre Ensino a Distância



Share


Fui recentemente convidado a prestar um relato sobre o Ensino a Distância no âmbito do Mestrado da Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta.
Aproveitando esta oportunidade, decidi expor algumas das minhas ideias num relato em vídeo, no qual retrato e desenvolvo 3 ideias principais:
1. A minha experiência como aluno online.
2. Principais aspectos a considerar no Ensino a Distância em 2010.
3. Dois teóricos do elearning que desejo estudar.




Como resumo das ideias que apresento, gostava de reforçar o seguinte: 

1. A experiência de ser aluno de um curso em formato elearning é uma experiência valiosa para qualquer formador/professor que pretenda ensinar sobre e através desta modalidade de ensino. O papel de aluno permite-nos descobrir as ansiedades e dificuldades que os alunos sentem num curso a distância, assim como enriquece o nosso leque de competências ao interagirmos com outros professores e alunos. É claramente um experiência enriquecedora em todos os sentidos!

2. A Tecnologia que hoje se desenvolve permite que novos dispositivos e plataformas estejam a revolucionar a nossa forma de comunicar no ciber-espaço e o acesso à informação. Neste contexto, é fundamental que o Ensino a Distância abrace esta novas tecnologias permitindo assim uma maior mobilidade, flexibilidade tempo-espaço e interacção entre alunos e professores.

3. Os dispositivos móveis são um novo desafio ao Ensino a Distância pois permitem o acesso imediato a conteúdos e redes de informação,libertando o aluno da necessidade de trabalhar apenas no seu computador pessoal. Mas este é um tema que irei estudar e aprofundar num futuro próximo. Partilharei as minhas conclusões e estudo neste blog sempre que achar conveniente.

4. O Ensino a Distância vive uma mudança de paradigma centrada em conteúdos para uma centrada em redes de aprendizagem. Esta mudança (se for realmente real) necessita de ser analisada e implementada nas instituições de ensino e formação que pretendam desenvolver uma modalidade de ensino a distância. Estudar os trabalhos de Marc Rosenberg e George Siemens é uma boa opção para quem queira compreender o passado e o futuro do elearning. Muitos outros autores devem também ser considerados (obviamente).

Gostaria de ser confrontado com a opinião e crítica de outros profissionais sobre estas afirmações.
Assim como qualquer pessoa neste mundo, estou a desenvolver um percurso de aprendizagem o qual deve ser construído e acompanhado por uma crítica construtiva. Espero que tenham aprendido coisas novas comigo e desejo aprender coisas novas convosco. 

Esta é a minha principal mensagem deste relato!

02 março, 2010

3..2..1..Live! Soluções para vídeo-difusão e webTV


Com o avanço das tecnologias de edição e distribuição de vídeo, hoje em dia é muito fácil de produzir conteúdos no formato vídeo. O vídeo, devido à sua especificidade, é um formato com grande valor educativo, sendo incontornável a sua utilização em todas as modalidades de ensino, desde o elearnig ao presencial, da aprendizagem formal ao mero entretenimento.

Um dos formatos em maior expansão para a distribuição de conteúdos vídeo são os eventos ao vivo, através de vídeo-difusão ou integrados em webTVs.
Aproveitando o crescente interesse na utilização da vídeo-difusão para fins educativos realizei, ainda como técnico responsável pelo serviço de vídeo-difusão do Laboratório de e.Learning da FCT-UNL, uma sessão de formação sobre soluções para webtv e vídeo-difusão.

Essa sessão de formação foi difundida em directo para a Internet, mas decidi re-aproveitá-la para um post sobre este tema. No seguinte vídeo (10min) irei apresentar duas aplicações para a implementação de uma webTV: o Windows Media Encoder 9 e o LiveStream. 


Informações sobre as soluções apresentadas:

 

 


Por fim, quero deixar algumas recomendações importantes:

1. Para a realização de uma vídeo-difusão é fundamental a utilização de um servidor de streaming. Hospedar, internamente, um servidor deste tipo é exigente na largura de rede da sua instituição, assim como na manutenção técnica. Utilize antes um serviço que permita o streaming vídeo, sendo recomendado um contacto à FCCN para esse tipo de apoio.

2. Para além de investir numa boa câmara de vídeo e respectivo tripé, adquira bons microfones. De preferência wireless. Um bom site para aprender sobre equipamento áudio e escolher bons microfones é a ciberloja Thomann. Consulte os manuais online e compare microfones segundo as suas exigências e possibilidades financeiras.

3. A realização de uma vídeo-difusão exige uma preparação cuidada. Não é chegar, filmar e já está! Há vários procedimentos que deve ter em conta na sua preparação, realização e divulgação.
A Sonic Foundry é uma empresa com vasta experiência em webcasting e tem um manual que deve consultar: 

The Event Webcasting Toolkit - Manual com recomendações para preparação de um webcast/vídeo-difusão

Ainda haveria muito para partilhar, mas deixarei para futuros posts. O que pretendo destacar, neste post, é a possibilidade de se realizar uma vídeo-difusão para Internet de forma acessível e prática. Existem ferramentas, serviços e manuais de apoio que o ajudarão a tornar-se um verdadeiro TV producer. 

Atenção no Estúdio! 3...2...1...Estamos no Ar!